Turismo em Curitiba

Dicas de turismo na capital em que ninguém dá bom dia no elevador (mas sempre fazem fila para comprar qualquer coisa)...
Curitiba é uma cidade de gente muito educada - dizem que ninguém joga lixo no chão e que se faz fila para qualquer coisa, desde pegar ônibus até para comprar cachorro quente na barraquinha da esquina, mas que não se vende latinha de cerveja em qualquer lugar (e como o Luiz Gustavo reclama).
Aliás, a maioria das barraquinhas vende cachorro quente prensado com duas "vinas" (tradução: salsicha) frango desfiado, cheddar ou catupiry e mais um punhado de coisas dentro. Para comprar cerveja, se dirija a um posto de gasolina. Porém, cuidado! Alguns cumprem a lei de não deixar beber no estabelecimento.
Outra peculiaridade da capital mais fria do país é que depois de certa hora da noite você só encontra três coisas abertas: Costelões 24h (indica-se o Havana do água Verde- R. Silveira Neto, 144), o Extra 24h do Alto da XV e o Franz Café Praça da Espanha. Nem a Rua 24 horas é mais 24 horas em Curitiba, portanto... não deixe para comer depois das 23h.
Uma das dicas mais importantes para quem quer realmente conhecer Curitiba, sob o ponto de vista turístico, é pegar a Linha Turismo (que funciona muito bem por sinal).

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial, que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade. Considerada uma das melhores do país, a Linha circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 44 km em cerca de 2 horas e meia. O roteiro começa na Praça Tiradentes mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. Para embarcar você compra uma cartela com 5 tíquetes (R$ 25,00) e tem direito a um embarque e 4 reembarques. Os veículos são equipados com sistema de som para fornecer informações gravadas sobre os locais visitados em três idiomas – português, inglês e espanhol.
Para saber os horários da linha Turismo, clique aqui
Para quem gosta de comer e beber, a dica são os estabelecimentos gerenciados pelo empresário Délio Canabrava e aqueles que são temáticos (veja abaixo a nossa seleção de "Onde ir em Curitiba"). E fugir de Santa Felicidade para comer (Só se for a casa da Virgínia e Luiz Aurélio)! Até pensamos em fazer uma sessão onde não ir em Curitiba, mas achamos que poderia ser de mal gosto, mas fica a sugestão: Madalosso e afins é para os fracos!
A night curitibana, por sua vez, é bastante diversificada - embora a moda esteja firme no sertanejo universitário. Mas há opções para todos os gostos. Desde os bares "estilo" copo sujo do Largo da Ordem até as baladas tecno (se é que se define assim) playboisisticas - estas desconhecemos, mas podemos indicar bons consultores.

Onde ir em Curitiba...
De dia ou de noite o Centro Histórico de Curitiba no Largo da Ordem é uma delícia. No domingo tem a feira de artesanato. Durante semana há os bares nas calçadas. As coloridas fachadas dos prédios históricos são um convite para excelentes poses e fotografias. Sem contar que o cavalo babão é um "ícone" da cidade. Não tem como resistir!
O Museu Oscar Niemeyer ou Museu do Olho é outro ponto turístico que merece sua visita. A dica é ir no final da tarde, especialmente para quem que apenas conhecer rapidamente e não tem tempo de fazer apreciar as exposições. O pôr do sol é lindo e na frente do museu tem um bar chamado Basset (Rua Marechal Hermes, 1024 - Centro Cívico) que serve cerveja geladíssima e barata! Do lado do museu, fica o Bosque do Papa que também convida para uma breve caminhada.
Outro lugar lindo que traz este convívio com a natureza em plena capital é a Unilivre ou Universidade Livre do Meio Ambiente. Apesar de não ser um local famoso como os parques Barigui, Tanguá ou Ópera de Orame ou Jardim Botânico, é um dos mais belos cartões postais de Curitiba. Isto não significa que estes pontos turísticos tradicionais não são uma boa pedida, mas falar indicar o óbvio não tem graça alguma, não é?
Uma observação: O parque Barigui (que é a praia do Curitibano) e Jardim Botânico estão inseridos no cotidiano do curitibano como locais para prática de esporte e lazer. Isto significa que principalmente em dias de bom tempo, finais de semana e dias de semana em períodos como início da manhã e final da tarde a movimentação é intensa. Se quiser calma e tranquilidade, melhor evitar estes horários de agitação!




Guia de locais para comer e beber em Curitiba (por Paty Meyer e Luiz Gustavo Vilela)
Cuidado! Não deixe para almoçar tarde em Curitiba (após 14h), é um risco que você não encontre boas opções. E tem bar que fecha cedo... pois é, a gente já avisa para você não ficar decepcionado quando o garçom chegar te avisando que aquela gelada era a saidera...


  Choparia Schwarzwald (mais conhecida como Bar do Alemão)
                                                            http://www.bardoalemaocuritiba.com.br/
                                                            Considerado o melhor chopp e a melhor carne de onça da cidade, no coração do Largo da Ordem - Centro Histórico de Curitiba. É um dos cartões postais da cidade e existe há mais de três décadas. Ao chegar no Schwarzwald, você se depara com a decoração típica de uma taberna alemã.

Segredo do Patriarca (Bar e Restaurante)
O Segredo do Patriarca fica na R. Padre Germano Mayer, 269 - Cristo Rei - Curitiba/PRO bar mineiro Segredo do Patriarca é decorado com fotos de Minas Gerais. O nome do local vem da cachaça homônima produzida artesanalmente pelos pais do proprietário. No almoço, é servida comida caseira com uma opção da gastronomia mineira diferente a cada dia.




Estofaria Bar
www.estofariabar.com.br
Para quem quer uma comidinha leve e gostosa, cerveja gelada e um lugar tranquilo e gracinha...
CanaBenta
www.canabenta.com.br
Para quem quer arregaçar no petisco, tomar muita cerveja e ter que falar alto para bater papo a noite inteira, mas gosta de curtir uma movimentação de gente bonita e simpática (alguma variedade de cachaça disponível, inclusive a da casa).


Casa di Bel
www.casadibel.com.br
O lugar mais mineiro de Curitiba(depois da casa do Luiz Aurélio, claro!). Tem chapas com carne e outras opções de petiscos deliciosas, além do famoso brigadeiro na panela. O lugar é um charme, a cerveja está sempre gelada e o astral é ótimo!
Cantina do Délio
www.cantinadodelio.com.br
Quer comer bem e em um lugar agradável? A pedida para almoço e jantar é a Cantina do Délio. As massas são deliciosas. Se você não toma bebida alcoólica, a pedida é o suco de uva!
Realejo Bar
www.realejobar.com.br/
O bar oferece um happy hour gostoso, muita gente de bem com a vida e excelentes opções no cardápio, desde porções até kebab, beirut e batata suíça. Tudo por um preço justo.
Gianfranco Massas
www.gianfrancomassas.com.br/
O restaurante oferece excelentes e deliciosas opções de massa (muito melhor que Santa Felicidade, hein?) com molhos e carnes que são de deixar com água na boca só de lembrar. O menu está completo no site para você consultar.
Schimmel Bar
Embora o bar alemão mais tradicional de Curitiba seja o do Largo da Ordem (o Schwarwald), que é muito bom - com seu tradicional Submarino, o Schimmel não fica atrás. O bar Schimmel é o local para apreciar uma boa comida alemã e tomar o chope Eisenbahn. O bar Schimmel fica na Av. Desembargador Hugo Simas, 1873, no Bom Retiro. Funciona de terça a sábado das 17h às 0h30 e aos domingos para almoço, das 12h às 15h30. O telefone é (41) 3078-4547.


Espetinho do Daniel e do Xixo
Cerveja gelada e deliciosas opções de espetinho. Lugar simples, mas qualidade extraordinária. O negócio é chegar cedo, pois até a cota de espetinho é por dia e por acabar! Tudo a um precinho muito acessível! Rua Doutor Goulin, 980 - Juvevê. Fone: (41)3263-4302
Beto Batata
Rua Professor Brandão, 678, Alto da XV,
A melhor batata suíça de Curitiba em excelentes ambientes. A noite tem música ao vivo. Ótimo para almoço e jantar em boa companhia.

Bella Banoffi
www.bellabanoffi.com.br
Se estiver em busca de uma torta, um doce gostoso ou um suco, mas ainda quiser uma opção para almoçar (ou jantar) um prato mais light ou deliciosas panquecas... hum... você chegou ao local certo! A Bella Banoffi é mais um empreendimento de sucesso de Délio Canabrava. Conhecida por suas deliciosas tortas, o local é uma opção para quem quer comer algo mais leve. Eles tem uma atenção especial também com as crianças!
Familia Farinha
www.familiafarinha.com.br/
Panificadora, confeitaria, mercearia, café e casa de massas. Tudo no mesmo delicioso local. A Familia Farinha capricha na qualidade (e no preço!) mas lá você encontra deliciosas opções para café da manhã, lanche, almoço e brunch. As massas são preparadas na hora e há uma variedade de cafés, sanduíches e omeletes. Ótimo para fazer compras como pães especiais, frios, patês e bolos.

Le Liban
www.leliban.com.br/
É uma das melhores casas de comida árabe de curitiba. Experimente o chawarma enrolado de carne, é uma verdadeira perdição. Outra delícia é a esfiha de ricota. Mas sempre tem um prato do dia na hora do almoço e além de funcionar como restaurante típico também tem um empório (ou mercearia) com doces e demais produtos árabes. Atenção ao horário de funcionamento: Aberto de Segunda à Sábado das 10h às 21:45h
Bar do Pudim
Praça do Redentor, 322, São Francisco
É um dos happy hour mais tradicionais da cidade. O bar é um boteco estilo "copo sujo" com lanches maravilhosos como empada de camarão e palmito e os bolinhos de siri e bacalhau.




As baladas mais tradicionais de Curitiba...
Rock .:. Crossroads Sertanejo .:. Wood's Bar/Pub Samba, Forró e música brasileira:  Aos Democratas Pagode: WS Brazil (a casa do Thiaguinho em Curitiba).:. Música eletrônica.:. Lique
Outras informações úteis:
Rádio Taxi Capital 0800 600 6666 ou (41)3264-6464
www.turismo.curitiba.pr.gov.br
Disk Turismo (41) 3352-8000
Infraero .:. Consulte a situação do seu vôo